![]() |
| 3º CAPÍTULO - 30/08/2012 |
Extração
do vôngole (BÚZIO)
Em Galinhos essa pratica é mais usada no distrito de
Galos, onde ainda existem muitas famílias que sobrevivem basicamente da
extração de marisco. Além da ostra, o que vemos muito é a extração do vôngole,
aqui conhecido como “búzio”, O vôngole é um
molusco, com casca, geralmente encontrado em águas arenosas e salgadas.
Em nossa
região, esse tipo de pesca é feita por mulheres, que ajudam na renda familiar
com a extração desse molusco. Quem pratica esse tipo de pesca é chamado de
marisqueiro, e em nossa cidade temos muitos marisqueiros e marisqueiras.
Depois de ter sido tirado do mar, muitas vezes dos bancos de areia, o
vôngole é lavado com água “doce”, é posto em uma lata comprida com agua quente onde ele vai aos poucos abrindo. Depois de aberta a concha o vôngole é retirado
pré-cozido e pronto para a venda.
O marisco é embalado e vendido a R$ 4,00 (quatro reais), para os
restaurantes da região, onde são feitos pratos delicioso que valem a pena ser
degustado.
Em Galinhos uns dos pratos
mais pedidos é o caldo do vôngole, ou como é mais conhecido, caldo de búzio.
Então aqui os visitantes também poderão aprender como se faz esse delicioso
prato.
Esta receita de caldo de vôngole é bastante
cremosa e saborosa, especialmente se estiver levemente apimentada. O sabor fica
especial pela combinação de ingredientes como leite de coco e azeite de dendê.
O vôngole pode ser substituído pelo sururu, outro molusco bastante utilizado em
receitas.
Ingredientes:
150 ml de água
3 dentes de alho
50 ml de azeite
30 ml de azeite de dendê
80 ml de cachaça
2 cebolas raladas
2 ramos de coentro
2 cravos da índia
200 ml de leite de coco
1 folha de louro
50 ml de óleo de soja
Pimenta malagueta a gosto
1 talo de salsão
1/2 maço de salsinha
300 gramas de vôngole sem casca
2 tomates sem casca
Modo de preparo:
Sue bem uma parte da cebola ralada no óleo, quando estiver bem quente adicione a cachaça, o cravo, o louro, os ramos de salsinha e coentro picados, um dente de alho triturado e a água. Após atingir ebulição adicione o vôngole e cozinhe por mais alguns minutos. Reduza o caldo, retire e reserve.
Corte os tomates. Sue a outra parte da
cebola ralada no azeite. Adicione o tomate, o salsão em fatias bem finas e a
pimenta. Misture com o caldo de vôngole e adicione o leite de coco e o dendê.
Se ficar muito grosso acrescente um pouco mais de água. Deixe cozinhar mais uns
5 minutos. Corrija o sal e a pimenta e sirva quente.
Obrigada a todos os visitantes, semana que vêm teremos
mais uma edição falando da nossa cidade.
Por Nathana Raquel (Equipe G.O.)









Nenhum comentário:
Postar um comentário